Abusir

Templo do Sol descoberto em Abusir

 

Templo do Sol descoberto em Abusir

Escavações revelam templo do sol incomparável

Enorme lintel do templo do sol em Abusir. Cortesia do Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades.

Arqueólogos que trabalham no local de Abusir, um dos principais cemitérios da antiga capital egípcia de Memphis, descobriram um extenso complexo de templos dedicados à divindade solar. Datado de meados do terceiro milênio aC, o templo marca um dos avanços mais significativos no estudo da adoração egípcia do sol no século passado.

Adorando o Sol

Cartela do Rei Nyuserre do templo do sol em Abusir. Cortesia do Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades.

O recém-descoberto templo do sol, que cobre uma área de mais de 10.000 pés quadrados, é arquitetonicamente incomparável na região de Memphis. Como mostram as inscrições hieroglíficas, foi construído em algum momento do século 25 aC pelo rei Nyuserre, que foi lembrado como um dos construtores mais prolíficos da Quinta Dinastia do Egito. De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades, este é apenas o segundo templo do sol já descoberto no antigo Egito e é um dos maiores e mais proeminentes templos do vale na necrópole de Memphis.

A equipe italiana de escavação que trabalha em Abusir descobriu aproximadamente metade do templo, descobrindo muitos elementos arquitetônicos fascinantes ainda dentro de seu contexto original, incluindo maciços lintéis e portas de granito, um portão de quartzito bem preservado e até mesmo os restos de uma escada interna. Um dos lintéis estava inscrito com hieróglifos que descrevem o calendário de cerimônias religiosas do templo. A equipe também descobriu um grande número de artefatos, incluindo peças de madeira que foram usadas para jogar o popular e antigo jogo de tabuleiro Senet.

Curiosamente, as escavações também revelaram que, depois de o templo ter caído em desuso como local de culto, foi transformado numa pequena área residencial durante o Primeiro Período Intermediário (2181–2055 aC). Isto fornece novas informações para a compreensão do cotidiano dos habitantes da região de Memphis durante este período pouco documentado da história do antigo Egito.

Qualquer dúvida, é só me chamar!
×
×
Avatar
VEC - Chat
Assistente especialista teológico reformado
Graça e Paz! 🕊