0:00

A Brevidade do Tempo na Vida do Homem

Como você tem contado os seus dias? O tempo, a cada dia temos menos tempo que o dia anterior, então como você tem usado o seu tempo? Hoje temos muitos artifícios, muitas tecnologias que nos ajudam a otimizar o tempo, mas percebemos que quanto mais otimizamos o tempo, menos tempo temos. O tempo está nos deteriorando, o nosso tempo conta para a morte, mas Deus é eterno e tem uma eternidade para mim e para você.

O grande pregador Billy Graham disse que “a tirania do tempo nos controla”, fazendo-nos acreditar que temos tempo de sobra para tudo. Mas, meus amados, a verdade é que o tempo é limitado e irrevogável.

A Palavra de Deus diz:

“O homem é como um sopro; os seus dias, como a sombra que passa.” (Salmos 144 verso 4)

O Uso do Tempo Ofertado por Deus

Então use seu tempo para buscar a Deus, faça a Sua vontade, busque agrada-Lo. O tempo é igual para todos. Um dia tem 1440 minutos. Se vivermos 70 anos, 15 anos destes dias serão infância e adolescência. 20 anos passaremos dormindo, os últimos 5 anos serão de limitação física e redução de nossas atividades, então só temos 30 anos para vivermos e neste tempo ainda temos nossas atividades cotidianas, por isso a Palavra de Deus nos afirma que os nossos dias são como a sombra que passa… só estamos por uma brevidade de tempo.

Cada ser humano recebe, a cada dia, exatamente o mesmo número de horas e minutos. Contudo, a maneira como empregamos esse tempo varia significativamente e reflete nossas prioridades e valores.

O que temos feito com este tempo?

A questão central é: como estamos utilizando o tempo que nos sobra, o tempo que verdadeiramente podemos dedicar ao propósito de Deus?

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,

remindo o tempo, porque os dias são maus.

Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” (Efésios 5 versos 15 a 17)

Remir o tempo, como nos ensinam, é aproveitar cada instante com sabedoria, conscientes da sua brevidade. Portanto, separemos tempo para o Senhor. Que tal dedicarmos pelo menos 10% do nosso tempo para estudar a Bíblia e para a oração?  é através da leitura e meditação nas Escrituras que conhecemos a vontade de Deus para nossas vidas. Lembremo-nos:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra.” (segunda Timóteo 3 versos 16 e 17)

Devemos nos colocar à disposição de Deus, fazendo eco com o salmista que declarou:

“Quanto a mim, confio em ti, Senhor. Eu disse: tu és o meu Deus.

Nas tuas mãos, estão os meus dias; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos meus perseguidores.” (Salmos 31 versos 14 e 15)

O nosso tempo está definido nas mãos de Deus, nossa partida já está estabelecida, mas o que fizermos nesta vida com o tempo que Deus nos deu, contará para o tempo que um dia chegará. Haverá uma prestação de contas, quando estivermos naquele dia, diante de Deus. Todos sofremos de um mesmo mal chamado pecado, todos passarão pelo grande dia e devemos remir o tempo, não com nossas próprias preocupações, mas temos que dedicar parte deste nosso tempo para realizar o que o Senhor nos determinou.

Está escrito:

“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.” (João 4 versos 34 e 35)

Da mesma forma, Deus tem um plano específico para cada vida, e podemos realizá-lo com a Sua ajuda, experimentando alegria e paz. Portanto, sirvamos a Ele agora, colocando-O em primeiro lugar em nossas vidas. Assim como Jesus glorificou a Deus na Terra completando a obra que lhe foi designada, cada um de nós tem um trabalho único a realizar no Reino de Deus.

Os malefícios do mau uso:

Desperdiçar o tempo com prazeres passageiros e coisas erradas nos afasta do propósito eterno de Deus, não devemos andar à deriva, negligenciando o chamado de Deus para as nossas vidas.

Já entregamos toda a nossa vida a Cristo? Não basta ser batizado ou ir à igreja de vez em quando. O Senhor nos chama a um compromisso total com Ele. Jesus nos ensinou:

“É necessário que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” (João 9 verso 4)

A noite representa a morte, o fim das oportunidades de servir a Deus. Portanto, sirvamos ao Senhor enquanto temos tempo, sirvamos agora, colocando-o em primeiro lugar em nossas vidas. O tempo pode ser nosso aliado, mas também podemos nos tornar seus escravos. O tempo não pode ser adquirido na loja da esquina, quando pensamos em contar o tempo, ele já foi.

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança (primeira Tessalonicenses 4 verso 13). Não podemos nos deixar levar pelos prazeres passageiros deste mundo.

“mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” (primeira Pedro 1 verso 12)

Os benefícios do bom uso:

A vitória em Cristo tem um preço: exige luta e renúncia ao que nos afasta de Deus, e Ele nos chama a amar uns aos outros, pois o amor é a marca distintiva de um verdadeiro crente. “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo…” (Eclesiastes 3 verso 11 parte A)

Tudo o que o Senhor fez, o fez para que vivêssemos bem, para que fossemos beneficiados. A beleza da graça divina é que, não importa quanto tempo tenhamos desperdiçado, sempre podemos recomeçar… Há uma reflexão de um sábio que diz:

“No final das contas, não são os anos em sua vida que contam, mas é a vida em seus anos.” (Abraham Lincoln)

Não podemos desperdiçar o tempo que Ele nos Deus. O segundo maior mandamento que o Senhor quer que façamos é “Amar ao próximo”. O que nos distingue entre os demais é o  Amor de Deus em nós. Nossa vida deve ser cuidadosamente observada por nós.

O Tempo em que o Tempo se Encerrará

A Bíblia nos adverte que chegará o tempo em que não haverá mais tempo, O apóstolo Paulo nos adverte em primeira Coríntios 7 verso 29, parte A, “Isto, porém, vos digo, irmãos:que o tempo se abrevia”. A Palavra de Deus nos afirma que chegará o tempo em que não haverá mais tempo.

Em Romanos 13:11-14, o apóstolo Paulo nos exorta:

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.”

Em muitos momentos as Escrituras conclama: “o tempo está próximo”, portanto, temos que valorizar o tempo que se chama hoje. Qual a Sua resposta para o tempo que o Senhor tem para você?

“Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no Dia da Salvação; eis agora o tempo aceitável, eis agora o Dia da Salvação.” (segunda Coríntios 6 verso 2)

O que você precisa fazer, faça agora. A quem você precisa falar sobre o amor de Cristo, fale hoje. Porque como está escrito:

“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação.” (Hebreus 3 verso 15)

No juízo final, o Livro da Vida será aberto, mas quando nos entregamos completamente a Cristo como nosso Salvador e Senhor, Ele apaga o registro de nossos pecados e escreve nosso nome nesse livro. Cada instante que passa nos lembra da urgência de vivermos para Deus e de aproveitarmos o tempo que nos é dado para cumprir o Seu propósito.

“…também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Eclesiastes 3 verso 11, parte B)

A vida eterna é real, e nossas ações aqui determinarão nosso destino eterno. Deus colocou a eternidade em nossos corações, por isso o diabo age dia e noite contra o nosso tempo, buscando nos afastar do tempo de Deus. Essa eternidade pulsa no coração do crente, sim, pulsa ardentemente te lembrando Dele que é Eterno e temos uma eternidade para viver com Ele, mas o momento é…

Agora!

Termo de Permissão para Uso de Conteúdo

Este artigo é propriedade intelectual do site Viver é Cristo ( www.viverecristo.com.br). É concedida a permissão para compartilhar, reproduzir ou distribuir este conteúdo em outras plataformas ou formatos, sob as seguintes condições:

1. Crédito ao Autor e ao Site: Toda utilização do conteúdo deve incluir um reconhecimento explícito ao autor original e um link claro e visível para o site “Viver é Cristo” (www.viverecristo.com.br).

2. Uso Não-Comercial: O conteúdo pode ser utilizado para fins não comerciais apenas, salvo autorização específica e por escrito por parte dos editores do site “Viver é Cristo”.

3. Sem Modificações: O conteúdo deve ser mantido em sua forma original, sem alterações, edições ou adaptações significativas.

Este termo de permissão tem como objetivo promover a difusão de informações e conhecimentos relacionados à fé e espiritualidade, respeitando os direitos autorais e a integridade do conteúdo original.

Para solicitações de uso comercial, alterações no conteúdo, ou qualquer outro uso não coberto por este termo, por favor, entre em contato conosco através do nosso site ou pelo endereço eletrônico contato.viverecristo@gmail.com.

Atenciosamente, Márcio M Santos

Redator

Viver é Cristo – www.viverecristo.com.br

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Conteúdo Protegido !!