A casa da esposa de Nero em Pompéia

A casa da esposa de Nero em Pompéia

 

Escavações renovadas na Vila de Popéia

Afresco recentemente escavado da Vila de Popéia. Cortesia do Parque Arqueológico de Pompéia.

Escavações renovadas perto de Pompeia estão revelando mais das incríveis riquezas de uma casa que se acredita ser a casa da segunda esposa do imperador Nero, Popeia. Além das salas recém-escavadas, os arqueólogos descobriram vários afrescos impressionantes e outras descobertas notáveis.

 

Escavando Popéia

A Vila de Popéia já foi uma luxuosa vila romana à beira-mar, não muito longe das cidades de Pompéia e Herculano. Como essas cidades, foi igualmente soterrada na erupção do Monte. Vesúvio em 79 EC. Com mais de 100 quartos, a vila é uma das maiores e mais luxuosas da região. Várias descobertas indicam que provavelmente pertencia ao infame imperador romano Nero (54–68 dC). Com base em algumas fontes escritas que ligam o local a Popéia, os arqueólogos acreditam que provavelmente era a casa da imperatriz longe de Roma.

Embora o local tenha sido extensivamente escavado no passado, foram realizadas novas escavações para revelar áreas adicionais da villa e para permitir a conservação de secções anteriormente descobertas. “Apesar dos vestígios existentes e dos esforços interpretativos realizados durante as escavações iniciais, ainda existia uma grande incerteza em torno da configuração real desta sala e das salas vizinhas”, explicou Gabriel Zuchtriegel, Diretor do Parque Arqueológico de Pompéia. “As escavações em curso poderão esclarecer a situação e também revelar uma nova decoração com detalhes e cores extraordinários.”

As escavações renovadas já revelaram vários afrescos, incluindo um de uma pavoa que é espelhado por um pavão previamente descoberto, e outro que retrata uma máscara de teatro. A equipe conseguiu conectar a máscara do teatro ao personagem Pappus, das conhecidas farsas de Atellan. Nessas performances, Pappus é um personagem velho e tolo que tenta agir como jovem, mas é ridicularizado por sua tentativa. As novas escavações também revelaram quatro salas até então desconhecidas, incluindo uma que provavelmente fazia parte do complexo de banhos da villa.

Uma das descobertas mais intrigantes da escavação foi a descoberta de árvores plantadas no jardim da villa. Usando uma técnica de fundição em gesso, os arqueólogos conseguiram recriar as árvores em suas posições originais. A análise botânica sugere que provavelmente eram oliveiras.

Quanto aos trabalhos de conservação, a equipa está a trabalhar no restauro da decoração de dois pequenos quartos da villa, que faziam parte de uma zona de relaxamento conhecida como cubicula. Um dos quartos incluía afrescos representando mármore falso e características arquitetônicas fantasiosas que dão a ilusão de maior espaço. O quarto também inclui piso de mosaico preto e branco decorado com padrões geométricos. A segunda sala foi decorada com fundo monocromático e motivos florais. Esta sala também incluía vários elementos arquitetônicos que parecem estar inacabados, sugerindo que estava em restauração na época da erupção do Vesúvio.

Qualquer dúvida, é só me chamar!
×
×
Avatar
VEC - Chat
Assistente especialista teológico reformado
Graça e Paz! 🕊